segunda-feira, 6 de julho de 2009

HORA DA FAMILIA

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Hora da Família 2009

A SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA (SNF), evento anual que faz parte do calendário de, praticamente, todas as paróquias do Brasil é hoje uma realidade. Teve início em 1992 como resposta à inquietação, ao descontentamento e desejo de se fazer alguma coisa em defesa e promoção da família, cujos valores vêm sendo agredidos sistematicamente em nossa sociedade. Escolheu-se, para isso, a semana seguinte ao dia dos pais, no mês de agosto, por ser o mês vocacional.

Visando com que a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA possa atingir seu audacioso objetivo, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família oferece o subsídio HORA DA FAMÍLIA, que, para este ano, em sua nona edição e com o tema “Família, fonte de vida e construtora da paz”, nos conclama a que, cheios de esperança, prossigamos em nosso objetivo pastoral de “Evangelizar pela Família e para a Vida”, que continuemos com o empenho sócio-evangelizador pela promoção da vida, do matrimônio e da família, lembrando sempre do importante e insubstituível papel subsidiário da família cidadã para o bem da sociedade. Em perfeita sintonia com o Projeto Nacional de Evangelização da CNBB: Queremos ver Jesus, Caminho Verdade e Vida, nós continuamos a insistir bem especialmente: “Em Família, queremos ver Jesus!”.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA SNF?

A SNF quer externar publicamente nosso apreço à família, nossa determinação em promovê-la e defendê-la das agressões e ameaças. Tem também o objetivo de convidar cada um de nós a refletir sobre a qualidade de nossos relacionamentos familiares. Desafia-nos a edificar nossas famílias em bases sólidas, para construirmos um futuro melhor e mais seguro para nós e para as novas gerações. Quer ainda que dessas reflexões cresça a solidariedade cristã que estenda a mão aos mais desfavorecidos em termos de sobrevivência e de vida familiar. Quer que, como Igreja, se consolide em nossas comunidades e paróquias o serviço de ajuda às famílias, por meio de uma Pastoral Familiar orgânica, de comunhão e participativa.

QUEM DEVE PROMOVER A SNF?

Todos aqueles que amam sua família sabem que devem somar esforços para a proteger e defender a família das grandes pressões externas que sofre, e também para aprimorar a qualidade de vida dentro de casa. Mesmo aquelas pessoas que tiveram o infortúnio de não experimentar o convívio amoroso de uma família, devem participar na defesa da instituição familiar, para que possam ainda ter essa experiência ou, ao menos, oferecê-la às novas gerações. Enfim, toda e qualquer pessoa é importante e é convidada a participar da SNF e da promoção deste bem maior que é ter uma família fundamentada no matrimônio. Juntos, queremos que nosso clamor seja visto na terra e escutado por Deus nosso Pai, que planejou a família como escola de amor, de felicidade e conforto para toda criatura humana.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Embora o desafio de iniciar e mobilizar as pessoas para a SNF seja lançado pela Pastoral Familiar, a família é um bem de todos. É de todas as pastorais, movimentos e serviços da Igreja, mas vai além. É de todas as Igrejas e também daqueles que não pertencem a qualquer igreja. É de todas as organizações. Portanto, é uma iniciativa de todos que reconhecem o valor e o bem que é a família planejada por Deus. Interessa e deve envolver a todos. O interesse por ela deve ser universal e participativo.

A SNF DEVE SER BEM DIVULGADA

Tanto nas paróquias como nas (Arqui) Dioceses, deve-se utilizar, de modo criativo, todos os recursos: avisos nas igrejas, com bastante antecedência, boletins, jornais, rádios, televisão, faixas, cartazes, escolas, outdoors, divulgação nas lojas, nas prefeituras, sistemas de som, enfim, todos os meios possíveis, principalmente os movimentos familiares e estruturas das pastorais, dos organismos e, sem dúvida, com uma grande animação integrada da Pastoral Familiar. A notícia deve chegar e motivar a todos. Não é demais repetir: usem a criatividade!

O USO DA “HORA DA FAMÍLIA” PARA MOTIVAR A SNF

Este periódico “Hora da Família” é feito com muito carinho para que, por meio de reuniões familiares e de grupos, em todos os ambientes, se aprofunde a reflexão sobre o valor da família e o grande bem que ela representa para cada pessoa. Isso, para que se descubra que, se os relacionamentos forem cultivados e se houver a escuta ao Autor da família, Deus, nossa qualidade de vida e nosso futuro serão muito melhores. Com as reflexões iniciadas pelos temas propostos, as famílias e grupos podem criar outras, ampliando as reflexões, por iniciativas próprias, como palestras, encontros, seminários de estudos e fóruns de debates.

O subsídio “Hora da Família” serve para introduzir a reflexão sobre temas muito interessantes para a vida em família. É recomendável que se formem grupos de famílias vizinhas, de uma comunidade, de uma quadra, rua, escola, grupos de oração, grupos de reflexão, de ambientes de trabalho, de escolas etc.

OUTRAS REUNIÕES DE GRUPOS

É oportuno que se promovam palestras e debates sobre temas de interesse geral da família, como: sentimentos, sexualidade, solidariedade, trabalho, paz em casa, cidadania, drogas etc. E que hajam encontros destinados a adultos, a casais, a jovens e a crianças.

É importante promover reuniões que agrupem todos os membros da família, desde as crianças até aos mais idosos e que todos se sintam valorizados. Que haja momentos de reflexão e celebração e também momentos alegres e festivos. Que não haja excluídos e/ou desvalorizados!

São de grande valor as celebrações da Eucaristia, cultos ecumênicos, bênçãos das casas. Também é oportuno dar destaques especiais, como: celebrar as “Bodas de Prata” ou “Bodas de Ouro” de casais que as comemoram ao longo do ano, legitimar casamentos; valorizar os mais idosos na família; promover noites de talentos com os jovens e crianças. Enfim, valorizar todos os laços familiares nas celebrações. Para isso, é importante estabelecer proximidade com as equipes de liturgia, catequese, dimensões missionária, ecumênica e outras.

Ainda, como sugestões, destacamos as celebrações conjuntas precedidas de carreatas e com grandes concentrações; missas de abertura e de encerramento da SNF nas Catedrais, nos Estádios, Ginásios de Esportes, ou por Setores, Áreas, Vicariatos, Foranias etc.

ORGANIZAÇÃO DA SNF

Geralmente, a criatividade que se tem observado é maravilhosa e contagiante. As sugestões que seguem visam apenas a provocar o início da organização.

É importante:

que se crie, com bastante antecedência, uma Comissão Organizadora, integrada por membros das diferentes pastorais, movimentos e serviços;

que se busque a aproximação ecumênica nesta organização;

que se apresente logo o tema central, neste ano: “Família, fonte de vida e construtora da paz!”;

que se planeje o trabalho e se busquem simbologias adequadas;

que se criem as equipes necessárias para todas as áreas de trabalho, como: Equipe de Divulgação, de Secretaria, de Liturgia e Intercessão, de Finanças e Patrocínios, de Alimentação e Saúde, de Decoração e outras;

que se ore muito pelo evento;

que as equipes realizem, com antecedência, as reflexões propostas.

TEMAS PARA REFLEXÕES NA SNF

São apresentados Celebrações diversas e quatro temas importantes para a reflexão em família ou em grupos de famílias, que servem para abrir as reflexões. Esses temas podem ser ampliados por iniciativa do grupo local. Como Igreja, devemos manter em mente as diretrizes apontadas pela Igreja (principalmente o Projeto Nacional de Evangelização “Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida”, a Campanha da Fraternidade, as Exigências Éticas e Evangélicas de Superação da Fome e da Miséria – CNBB e outros).